Medicina do Trabalho ao dispor da sua empresa

O serviço de Medicina do Trabalho tem como objetivo a promoção da vigilância da saúde dos trabalhadores no sentido de prevenir o aparecimento de doenças profissionais ou relacionadas com o trabalho. Concebemos e implementamos programas de promoção da saúde nos locais de trabalho.

Como funciona?

Através da implementação de programas de promoção da saúde no local de trabalho.

Enquadramento Legal

Atividades desenvolvidas de acordo com o previsto no artigo 73.º-B da Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro.

Consulte os serviços incluídos na Medicina do Trabalho

Exames de admissão
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Exames periódicos e ocasionais

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Exames complementares de diagnóstico

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Enfermagem

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Análises Clínicas

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Emissão de Fichas de Aptidão

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Medicina Curativa

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Avaliação médica para Segurança Privada

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Exames de Admissão

Os Exames de Admissão (Artigo n.º108, Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro), consistem na verificação da aptidão física e psíquica dos trabalhadores no processo de recrutamento.

A necessidade de exame é determinada pelo médico do trabalho – que, além do exame de admissão, pode solicitar exames complementares ou pareceres médicos especializados além dos que resultaram do exame de admissão.

O exame de admissão pode ser, também, feito quando se verifica alguma das seguintes situações:

  • após a ocorrência de doença;
  • após a ocorrência de acidente;
  • a pedido do trabalhador;
  • a pedido do serviço;
  • por mudança de função;
  • por alteração das condições de trabalho, ou outras situações em que sua pertinência seja comprovada.
Exames periódicos e ocasionais

Exames Periódicos

Os exames periódicos devem ser realizados, anualmente, para os trabalhadores com mais de 50 anos de idade. Os restantes terão de realizar apenas a cada 2 anos.

Exames Ocasionais

Devem ser realizados exames ocasionais sempre que se verifique uma alteração substancial nos componentes materiais de trabalho que possa ter efeitos negativos na saúde dos trabalhadores, bem como em caso de ausência do trabalho por motivo de doença ou acidente por período superior a 30 dias.

Exames complementares de diagnóstico

Os Exames de Admissão (Artigo n.º108, Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro), consistem na verificação da aptidão física e psíquica dos trabalhadores no processo de recrutamento.

A necessidade de exame é determinada pelo médico do trabalho – que, além do exame de admissão, pode solicitar exames complementares ou pareceres médicos especializados além dos que resultaram do exame de admissão.

Enfermagem

A prática de Enfermagem do Trabalho, constitui-se como componente efetiva para obtenção de ganhos em saúde, focando-se na promoção e proteção da saúde e bem-estar no local de trabalho, na gestão do risco profissional, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

Serviços:

Vacinação, tratamentos e outros serviços de enfermagem.

Análises Clínicas

As Análises Clínicas ou testes laboratoriais são importantes para auxiliar os médicos especialistas no diagnóstico de doenças, na avaliação do seu desenvolvimento e na definição do tratamento mais adequado a cada caso clínico. Além disso, também servem como medida preventiva.

  • Ac. HBs, Ácido Úrico, Ag. HBs, Bilirrubinas, Colesterol HDL, Colesterol total, Creatinina, Determinação do grupo sanguíneo e RH, fosfatase alcalina, Gama GT, Glicémia, Glicose doseamento (diabetes), Hemograma, Hemograma c/ plaquetas, IgG, PSA total.
Emissão de Fichas de Aptidão

Segundo o art.º 110 da Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, face aos resultados dos exames médicos, periódicos ou ocasionais, o Médico do Trabalho preenche e assina a respetiva ficha de aptidão, enviando-a para a entidade empregadora. A Ficha de Aptidão é o documento que revela a aptidão do trabalhador para o desempenho das suas funções.

Se o resultado do exame de saúde demonstrar a inaptidão do trabalhador, o médico do trabalho deve indicar outras funções que o mesmo possa desempenhar.

Medicina Curativa

O serviço de Medicina Curativa (Portaria 137-A/2012), consiste na realização de consultas de clínica geral aos funcionários da empresa cliente.

  • Benefício para a saúde e qualidade de vida do trabalhador, evitando ausências prolongadas em deslocações ao médico assistente.
  • Resolução de problemas súbitos.
  • Prescrição de receitas.
  • Aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde.

Estas consultas têm como principal objetivo a resolução de problemas súbitos, prescrição de receitas e aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde.

Online ou presencial

Avaliação médica para Segurança Privada

É da competência dos Médicos do Trabalho e Psicólogos avaliar os candidatos à profissão de segurança privado. É-lhes entregue uma cópia do Relatório e do Certificado de Avaliação Psicológica e submeter os referidos documentos no Sistema Integrado de Gestão da Segurança Privada (SIGESP), ou enviá-los diretamente à Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública para efeitos de candidatura ou renovação do cartão profissional.

Dispomos do serviço de Consulta Médica para emissão de Atestado de Aptidão Física e Mental na Obtenção e Renovação de Licenças de Vigilantes/Seguranças Privados, cumprindo os pressupostos legais em vigor.

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