Vá de férias acompanhado por um bom livro!

vá de férias acompanhado de um bom livro

Vá de férias acompanhado por um bom livro!

As férias já começaram para muitos enquanto para outros estão a terminar. De férias ou não, ler um livro é uma excelente oportunidade de aliviar o stress, distrair, viajar, estimular a imaginação e diversificar conhecimentos. Podemos discutir os livros em grupo, em clubes de leitura ou fazer uma reflexão individual.

Existem mil e um motivos para ler mas, nos dias que correm, ler implica uma pausa de ecrã, um intervalo num dia-a-dia preenchido de telas de computadores, televisão e telemóveis.

Embora ainda não haja evidência em como os ecrãs nos prejudicam, é consensual que estas tecnologias acentuaram o cansaço, as dores de costas, ombros e pescoço, uma redução das interações sociais e familiares, assim como perturbações do sono.

Compreendemos que ler é importante mas, mais do que isso, ler faz bem à saúde. Ler reduz o stress, aumenta o vocabulário, estimula a inteligência, promove a empatia e combate o envelhecimento cerebral.

É certo que a tecnologia abre portas para um mundo de comunicação e interatividade, contudo, ler é conhecer o mundo com outros olhos. Por isso, ler um livro antes de dormir ou a qualquer hora do dia, no sofá ou num banco de jardim, é uma ótima estratégia de ter «férias» a qualquer momento.

Boas leituras.

Share this post