Dia Mundial sem Tabaco 2022 – 31 de Maio

Dia Mundial sem Tabaco 2022 – 31 de Maio

O Dia Mundial sem Tabaco, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como finalidade consciencializar sobre os efeitos nocivos do tabaco e da exposição ao fumo passivo.  Visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências do tabagismo.

O tema da campanha deste ano é  Tabaco: Ameaça ao nosso meio ambiente “ e pretende dar mais uma razão para parar o uso de tabaco.

No contexto do Dia Mundial Sem Tabaco 2022, a TRASESA, deseja sensibilizar  para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem usa e de quem os rodeia. Do mesmo modo, pretende  informar que,  se é um dos 7 em 10 fumadores que quer deixar de fumar, não deixe de pedir apoio para cessação tabágica à sua equipa de saúde, ou através do SNS 24 – 808 24 24 24. Consulte ainda os 15 passos para deixar de fumar, da Direção Geral de Saúde.

 

 

  • A OMS estima que, todos os anos, os produtos de tabaco matam mais de 8 milhões de pessoas. Destas, mais de um milhão de pessoas morrem de exposição ao fumo passivo, incluindo crianças.
  • O cultivo, fabrico e uso do tabaco envenena a água, solo, praias e  cidades com resíduos tóxicos.
    É importante mudar para meios de subsistência alternativos e mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental do cultivo e fabrico de tabaco.
  • Devido à presença de nicotina, solventes, aromatizantes e outros aditivos, o uso de cigarros eletrónicos provoca dependência e não é seguro para a saúde. Os líquidos sem nicotina, pela  presença de aromatizantes, podem, também, ser nocivos para a árvore respiratória.
  • Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.
    Parar de fumar diminui o risco de morte prematura.
  • Não há argumentos a favor do tabagismo! Se já fuma, saiba que as pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar.

 

‌Fontes:

Share this post