12 de Agosto | Dia Internacional da Juventude

12 de Agosto | Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é comemorado todos os anos em 12 de Agosto por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999.  O Programa incentiva os jovens de todo o mundo a organizar atividades para aumentar a consciencialização sobre a situação da juventude no seu país.

Em Ano Europeu da Juventude, o tema escolhido pelas Nações Unidas foi «Solidariedade Intergeracional: criar um mundo para todas as idades».  Pretende-se chamar a atenção para o potencial que todas as gerações têm para a promoção de relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que “ninguém seja deixado para trás”.

Fomentar a solidariedade intergeracional entre gerações é mais do que nunca necessário para garantir uma recuperação inclusiva e sustentável. No terceiro ano da pandemia da COVID-19, é importante reconhecer e abordar essas barreiras relacionadas à idade para “reconstruir melhor” de uma maneira que aproveite os pontos fortes e o conhecimento de todas as gerações.

O Dia Internacional da Juventude de 2022 aumentará também, a consciencialização sobre certas barreiras à solidariedade intergeracional, como o preconceito de idade na saúde e emprego e preconceito de idade na política – que afeta jovens e idosos – enquanto tem efeitos prejudiciais na sociedade como um todo. Descubra mais aqui.

Em Portugal, várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos os jovens em diversos bens e serviços. Por isso, pesquise essas oportunidades que incluem transportes públicos, piscinas, museus e muitos outros. Consulte o Programa Nacional aqui.

 

Share this post